A gente aprende…

7 Mar

A intenção era fazer pós fora do país, mas, 9 meses depois, percebo que ganhei em troca muito mais do que um diploma. Além de todas lições de William Shakespeare, descobri que um dia a gente aprende a vestir o sapato do outro e aceitar algumas atitudes antes intoleráveis: diante dos novos desafios, cada um se vira como pode. A gente aprende que, quando se está sozinho, bastam 2 segundos para confiar numa pessoa: certas coisas são impossíveis a 2 mãos. Aprende a ser independente e sobreviver longe da asa protetora dos pais. Aprende que dá para dividir a casa, o quarto, a comida, mas muitas vezes doí dividir solidão. Aprende que Skype é melhor que e-mail, mas nada como abrir uma carta que não é do banco! Com o tempo a gente aprende que nosso nível crítico depende do ambiente e da segurança. A gente aprende a valorizar as coisas simples: o sol batendo no rosto para te acordar, o barulho das bicicletas na rua, o moço do café que te comprimenta pelo nome. Também aprende que coisas pequenas fazem muita falta: misto quente no pão francês, o cheiro do lençol de casa, a música do carro do teu pai. Aprende que a marca do supermercado é boa e barata, mas bolacha tem que ser Oreo. A gente aprende que brasileiro é querido no mundo inteiro, e, sim, somos conhecidos pela alegria, pelo carnaval e futebol. Aprende que casa é o local onde queremos pertencer. Aprende a sair da zona de conforto e conhecer os nossos limites. Aprende que é possível ser feliz sozinho, mas é muito mais divertido junto. A gente aprende que sotaque nem sempre é ruim e que grande parte da nossa comunicação não é feita com palavras. Aprende também que discutir relação e falar de sentimentos é difícil em qualquer idioma. A gente aprende que pessoas diferentes de nós são as que mais nos ensinam. Aprende que o tempo é relativo e passa mais rápido quando se está aproveitando. Também aprende que quem tem saudade nem sempre liga, escreve ou manda sinal, mas isso não quer dizer que não sente falta. Aprende a se apegar com extrema facilidade, mas não aprende (nunca?!) a desapegar na mesma proporção. Com o tempo a gente aprende que só não vê o próximo sorrindo se andar de cabeça baixa…

Anúncios

8 Respostas to “A gente aprende…”

  1. Gabriel de la Rosa 7 de Março de 2012 às 9:39 AM #

    Uma experiência como essa vale por anos de vida na sua rotina habitual. O melhor é que além disso você foi capaz de aproveitar e ser feliz mesmo nesse universo de mudanças.

    Beijão de quem te adimira demais!

    • @canaumann 7 de Março de 2012 às 12:53 PM #

      Obrigada por fazer parte disso tudo!

  2. Mathias Elter 17 de Março de 2012 às 11:42 AM #

    Querida Afilhada (agora, com A maiúsculo)!
    Parabéns pelo maduro e maravilhosamente escrito texto.
    Bjs,
    Mathias

    • @canaumann 18 de Abril de 2012 às 10:41 PM #

      Dindo, obrigada pelo carinho e apoio de sempre! Saudades!

  3. Mau 26 de Março de 2012 às 3:23 PM #

    Adorei seu texto. Penso muito parecido. Que ótimo ter oportunidade para vivenciar tanta coisa, nao? Bjs.M

    • @canaumann 18 de Abril de 2012 às 10:42 PM #

      Nem me fale, Mau! Minha curiosidade tem sede de viagens!
      Que bom te ver por aqui! ;)

  4. Fernanda Queiros 31 de Julho de 2012 às 1:32 AM #

    Oi Carol!
    Estou fazendo doutorado nos Estados Unidos. Já se passaram quatro anos (vixi!) desde que saí da minha zona de conforto pra confrontar o almejado desconhecido. E eis que minha amiga Ana me indica o seu texto. Seu, vírgula. Eu tenho certeza que você é paranormal e andou vigiando meus pensamentos e sentimentos… Obrigada!

    • Carol Naumann 11 de Agosto de 2012 às 1:42 PM #

      Em quatro anos dá para aprender muita coisa mesmo. Parabéns, Fernanda! Bom ter você por aqui… ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s