Ninguém merece…

14 Jul

Ninguém merece médico que fala cuspindo e atende olhando para o relógio. Ninguém merece dietas impossíveis de serem seguidas ou com incontáveis restrições. Ninguém merece doce diet, arroz parboilizado ou achocolatado que não mistura com o leite. Ninguém merece gastar milhões em tratamentos, principalmente nos que não funcionam.

Ninguém merece parar tudo para aplicar insulina ou medir a glicemia. Ignorância, preconceito ou falta de informação. Ninguém merece ter horário e não poder pular a refeição. Ninguém merece acordar de madrugada para fazer xixi, sofrer com o fenômeno do amanhecer. Hipoglicemia, hiperglicemia e resistência a insulina. Contar carboidratos. Ninguém merece!

Ninguém merece sentir fraqueza, sede excessiva ou tontura. Ninguém merece exames periódicos, alterações inesperadas e medo das conseqüências.

Ninguém merece estar tão perto e ter que dar passos para trás. Cadê a cura?

Anúncios

2 Respostas to “Ninguém merece…”

  1. Carolina 25 de Outubro de 2012 às 12:30 AM #

    Voce esta certa, se pararmos para pensar como é simples a vida sem diabetes da certo panico. Imagine para mim que tenho 26 anos e descobri esse ano que tenho tipo 1. Ontem eu era uma pessoa comum, com habitos comuns, hj sou diabetica e pior, começando o tratamento, mal sei o que me espera. Imagino que fique um pouco mais dificil o controle, por enquanto só aplico pela manha 16 de levemir. Mas tenho notado uma mudança nas medições, quando como algo, principalmente anoite, ela fica super alta….estou assustada e acabei de me mudar para Niteroi ( eu era de SP) e aqui ainda nao tenho endocrino.
    Sera tao dificil, nos dias de hj a cura para isso….ou sera a industria farmaceutica que não tem o minimo interesse em nos curar. Nessas horas de aflição oro muito e peço forçaa. afnal, podia se pior, imagino eu que a uns 20 anos atras ter diabtes era algo bem mais complicado. Bjus e cuide-se.

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 1:44 PM #

      eu concordo com a autora acima e com você, mas você citou algo correto, indústria farmacêutica, vender remédios que não curam é mais rentável.

      agora. note bem…. e espero também que esteja bem….

      ninguém merece mesmo estas coisas, mas pode ser melhorado. e muito…. minha esposa não sofre com o problema do amanhecer… apenas quando descontrola… por alguma fator extra… mas o corpo dela está acostumado, ela come bem. e a nossa alimentação é saudável….

      bom, quanto ao chocolate, experimente achocolatado de sucralose… cacau puro….

      arroz parborizado? troque pelo integral, o branco não presta. não tem nutriente nenhum… o integral é mais duro, mas vale muito a pena….

      contar carboidrado pra que? você só faz isso quando começa…

      remova o trigo e notará uma diferença absurda na sua glicemia…

      quer uma dica? cada carboidrato dá de 3 a 4 de glicemia no sangue, isso varia de pessoa para pessoa. geralmente 4.

      então uma banana que tenha 15g de carboidrato, irá subir 60 de glicemia no sangue…. blz…. ok…. feito isso…. é saber quando 1ui de insulina queima… 1 ui, queima em torno de 50 de glicemia, 1ui queima então uma banana,, só que a insulina ainda continua circulante.. e vai baixando mais 15 ou 20 bem lentamente…

      some seus carboidrados do café da manhã e almoço…. e faça a conta das ui que deve tomar pela manhã.

      faça as contas do lanche da tarde. e noite. e esta deve ser a quantidade de tomar as 14hs… depois tome apenas 1 ou 2ui a noite..

      se a glicemia estiver ok durante o dia. 1 ou 2ui a noite. 23hs; não mais que isso, não precisa. é ignorância tomar 20ui pela manhã e 10ui a noite de NPH…. não é a quantidade que vai queimar por todo o dia.. são os horários. e a insulina circulante… pois tomando 5ui ou 20ui. pela manhã, quando chegar as 22hs da noite, já metabolizou tudo…. e até a outra começar a fazer efeito, já era.. aí tem que ficar controlando nas rápidas… é pior ainda. o corpo fica lutando o tempo todo para controlar, pois quando acaba a insulina, ele fica sem saber o que fazer…

      o corpo nunca vai achar um ponto de equilibrio glicose x insulina se em alguma hora do dia faltar. mesmo que mande rápida ou ultra rápida para dentro.

      depois que a glicemia estiver ok… com as NPH 3x ao dia.. você pode se dar ao luxo de escapar uma vez ou outra… tomar 1ui a mais e comer uma fruta a mais… ou trocar um almoço por um lanche caso precise…. e assim vai.

      mas… pense, o trigo e o glúten precisam ser removidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s