No meio do caminho…

25 Jun

Antes de viajar, entre os inúmeros conselhos que recebi, um, agora, me parece engraçado: Fuja dos brasileiros. Acredito eu que a ideia era me incentivar (por falta de opção) a falar, sempre, inglês. Mas vai saber…

O grupo era pequeno e, no começo, bastante silencioso. Encontramos-nos antes mesmo do sol nascer: para quebrar o gelo, a orientadora sugeriu que nos apresentássemos. Um a um, ainda tímidos, obedecemos ao pedido. Em cada revelação, um encontro – na última apresentação, uma surpresa. Entre orientais e alemães, conheci outra brasileira.

Coincidência engraçada essa: apesar da proximidade em São Paulo, só nos encontramos por aqui. Para mim, o momento não podia ser melhor: o conforto da língua, a alegria da companhia. A compreensão mútua, os objetivos compartilhados. O jeitinho brasileiro em terras californianas…

A impressão que tenho agora é que só sugere para fugir quem nunca sentiu a insegurança de morar sozinho ou a dificuldade da língua estrangeira. Só quer ficar longe dos brasileiros quem nunca viajou para um local desconhecido, quem nunca tentou uma coisa completamente nova. Só divide esse conselho quem nunca encontrou segurança a mais de 9mil km longe de casa. “(ainda bem que) tinha uma brasileira do meio do caminho…”

8 Respostas to “No meio do caminho…”

  1. lilianavale 25 de Junho de 2011 às 3:19 PM #

    Lindo! Adoro meus amigos brasileiros por aqui (Irlanda). Sempre com ajudas inesperadas e que salvam a vida.
    Claro que tenho uma vida multicultural e vários amigos orientais, árabes, sul americanos e europeus. Brasileiros são sempre a segurança e a lembrança de casa.
    Aproveite muito tudo isso!!
    Lili

    • @canaumann 25 de Junho de 2011 às 4:07 PM #

      Não são? Saudade, Lili!

  2. Ma 29 de Junho de 2011 às 3:47 AM #

    Carol, tao verdade isso. Antes de conhecer os brasileiros eu sempre pensava “se acontecer alguma coisa comigo ja era” hahaha…eh como se fosse um pedacinho de casa ha alguns quilometros de distancia!

    • @canaumann 30 de Junho de 2011 às 3:37 AM #

      É exatamente isso: um pedacinho de casa.. =]

  3. Rudolf 29 de Junho de 2011 às 5:20 PM #

    Aqueles de mais experiência (e idade) como eu tendem a ter uma outra maneira de se lembrar destas experiências.
    Muitas pessoas se enxergam como tímidos e depois se lamentam um pouco por não ter sido mais ousados.
    Por trás da barreira da língua e cultura estão pessoas exatamente com os mesmos receios e angústias que nós mesmos – a recomendação talvez não tenha sido expressa corretamente – não é fugir dos brasileiros, o correto provavelmente seria não fugir da maioria (os do país em que nos encontramos no momento) se ‘escondendo’ atrás do grupo onde nos sentimos confortáveis (étnicos, faixa de idade, interesses, etc).

    miss you but have you always in my mind

    • @canaumann 30 de Junho de 2011 às 3:40 AM #

      A recomendação não foi só tua. E, mesmo não concordando, sempre te escuto e procuro entender. Só preciso de tempo para “ruminar” as mensagens… Miss you too!

  4. Elisa 6 de Julho de 2011 às 12:07 AM #

    O engraçado é que recebi o mesmo conselho! E concordo plenamente, ter uma brasileira por aqui salva minha vida! Mesmos pensamentos, expressões, impressões… alguem tão confusa quanto eu, talvez, mas q me faz sentir muito bem em terras estrangeiras!
    Realmente fiquei muito feliz em ter não só uma brasileira por aqui, mas por ter uma brasileira amiga e companheira que me ajuda muito!
    Muito bom ter vc por perto!
    bjos, da brasileira no meio do caminho (hehe)

    • @canaumann 7 de Julho de 2011 às 2:58 AM #

      Que delícia te encontrar no meio do caminho e por aqui, no blog! =]

Deixe uma Resposta

