Sobre a rotação das injeções…

26 Ago

Todo diabético ouve que é necessário fazer rodízio nos lugares de aplicação da insulina a fim de prevenirem as complicações na pele, como por exemplo, hematomas, resistência e depósitos locais de gordura. O que muitos esquecem é que, quando injetada em outras áreas, a insulina é absorvida com velocidade diferente. Sabemos que o controle da glicemia depende também do conhecimento da rapidez de atuação do remédio, assim, não existe segredo: conheça o seu corpo!

Quando eu aplicava insulina com injeções diárias, seguia o conselho da rotação do local, mas sempre dentro de uma área geral, não em todas as três (pernas, braços e abdômen). Eu explico: Como aplicava de 3 a 4 injeções diariamente, fazia o rodízio por horários: de manhã no braço, ao longo do dia no abdômen e a noite, na perna. Isso me proporcionava mais controle e previsibilidade da ação da insulina… Ah, sim: a absorção é, na maioria dos casos, mais rápida no abdômen.

E você, como faz?

12 Respostas to “Sobre a rotação das injeções…”

  1. Dani Yumi 27 de Agosto de 2010 às 1:01 PM #

    Olá Carol!
    Como sou diabética tipo 1, tenho que aplica insulina todos os dias, no mínimo 3 vezes por dia.
    Geralmente aplico de manhã a lantus na coxa e/ou nádega. No almoço e jantar aplico a rápida no abdômen.
    Um abraço! Dani Yumi.

    • Carol Naumann 30 de Agosto de 2010 às 9:11 PM #

      Eu fazia parecido.. mas aplicava no braço também! =)
      Seja bem vinda, Dani!

    • Dani Yumi 31 de Agosto de 2010 às 9:05 AM #

      Sabe Carol, não sou muito boa não para aplicar no braço. Na maioria das vezes fica roxo…
      Ah! Acabei de criar um blog tb. Quero trocar experiências…Um grande abraço. Dani.

  2. casamater 1 de Setembro de 2010 às 9:03 PM #

    Carol,

    Sou diabética do tipo2, daquelas sem vergonha ;D Como um docinho aqui, outro lá e estou bem gordinha..

    Vou usar seu blog como fonte.. eu leio bastante, mas preciso me cuidar melhor. Há 5 meses estou tomando Galvusmet um novo remédio que tem me ajudado mais.

    Uma das causas é que sou nervosa e ansiosa e isso atrapalha e muito minha taxa de glicose.

    beijos

    Marcia

    • Carol Naumann 2 de Setembro de 2010 às 3:40 PM #

      É muito bom te ter por aqui, Marcia! Mande sempre notícias e cuide-se, heim! =)

  3. elisakobay 2 de Setembro de 2010 às 11:52 PM #

    Bom..eu aplico quase sempre no abdomen… não consigo no braço e na perna eu fico hipo muito fácil… gostei do post ;)

    beijos

    • Carol Naumann 10 de Setembro de 2010 às 1:21 PM #

      Acho que vou ensinar minha técnica de aplicar no braço sozinha… quem sabe, né? =)

  4. Carolina Lima 10 de Setembro de 2010 às 8:21 PM #

    Olá Carol…
    Também sou Carol, mãe da Júlia, de 4 anos…

    Como fazemos em Júlia cerca de de 2 a 5 aplicações ao dia, fazemos um rodízio da seguinte forma:

    – a Levemir de 6 da manhã aplicamos na barriga
    – a Levemir de 6 da noite aplicamos na bunda ou na gordurinha lateral da barriga
    – deixamos os braços e pernas para as novorapids, mas na perna aplicamos muito menos por ser um local de péssima absorção na Júlia…

    Lógico que isso não é regra para nós, ás vezes trocamos esses locais, mas é uma forma evitarmos estar sempre aplicando em um só lugar.

    Visite também lá o nosso blog!!! http://www.jujubadiabetica.blogspot.com
    Estou sempre postando experiências que tenho com Júlia e reportagens que acho interessante….

    um beijo!!!

  5. janete 13 de Junho de 2011 às 11:57 AM #

    gostei muito de ler os post aqui publicados. creio que trocar eperiencias vai me ajudar a conviver melhor com a doença

    • @canaumann 16 de Junho de 2011 às 2:26 AM #

      Seja sempre bem vinda, Janete! Espero poder te ajudar de alguma maneira! =]

  6. Raquel Santos 12 de Outubro de 2013 às 9:05 PM #

    Olá tenho diabetes tipo 2 e sempre consegui me manter dentro do esperado com medicação via oral, porém agora aos quarenta estou gravida de 13 semanas e a 3 semanas estou tomando insulina nph e regular 4 x ao dia e fazendo dextro 7 x e ta sendo muito dificil acostumar a falta de pratica em aplicar me deixa com as possibilidades de local limitado adorei seu post de como aplicar sozinha no braço e vou tentar não sei ate quando consigo pois jaja a barriga não me deixa sentar naquela posição rsrsrs
    obrigado!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Carol Naumann - 13 de Setembro de 2010

    […] Set Depois de postar sobre a importância do rodízio dos lugares para aplicar insulina (confira o post aqui), lembrei da dificuldade que eu enfrentava ao tentar aplicar na parte superior lateral dos braços. […]

Deixe uma Resposta

