Dilema

20 Jul

O texto “Um diabético na equipe”, escrito pela Carol no dia 08/07, me fez pensar sobre o dilema que existe na cabeça das pessoas que convivem com ela ou com algum portador da diabetes.

Entendo perfeitamente quando ela descreve as situações “não me poupe por ser diabética”, “na hora da sobremesa” ou dos dias em que passa mal, como momentos que remetem a ela o fato das pessoas não saberem lidar com isso….. No entanto me vejo nessas situações no nosso dia-a-dia e gostaria de fazer algumas ponderações.

No começo apanhei muito com essas questões rotineiras, pois nunca sabia se reprimia minha vontade de ir ao restaurante de fast food ou se convidava ela para ir junto, mesmo sabendo do sacrifício que seria após a refeição, para regular seus números! E quando queria comer doces e sobremesas e eu lhe questionava….momentos difíceis sem solução definitiva!

Aprendi e aprendo a cada dia que nós, pessoas presentes ativamente na vida de um diabético, devemos SEMPRE conversar e ponderar cada momento vivido junto…como a Carol mesmo disse, “deixe que eu recuse e não me deixe de fora”.  Não precisamos ser médicos, especialistas, pais o tempo todo! Precisamos sim entender o que o outro deseja, pensa e ambiciona, pois faz toda a diferença.

Estimule atividades físicas, alimentação saudável, horas de descanso e curtam esse programa delicioso e parem de ver as coisas como obrigação! Passeiem em parques, caminhem, reúnam os amigos em churrascos e deixe que a naturalidade se encarrega de “impor” os limites.

Falem sempre, dividam, tragam o que não sabemos, esse é o papel mais importante e que presencio nesse convívio no blog da Carol e outras pessoas que se aproximaram através dele! O silêncio e a desinformação nos fazem pessoas controladoras, autoritárias, que excluem pelo receio de prejudicar!

Quero continuar fazendo parte de sua equipe, porque sou feliz ao seu lado e sei que, quando for a minha vez, você me abraçará e estenderá a mão…cada texto escrito por você (diabético) ajuda a mudar o panorama dentro dos seus núcleos. E para vocês, equipe, sugiro sensibilidade e diálogo ao invés de neura e controles ditatoriais!

Gabriel de la Rosa

@gdlarosa

Anúncios

6 Respostas to “Dilema”

  1. Carol Naumann 20 de Julho de 2010 às 5:29 PM #

    “O silêncio e a desinformação nos fazem pessoas controladoras, autoritárias, que excluem pelo receio de prejudicar!” Compartilho da tua opinião! Obrigada por crescer e aprender comigo, além de contribuir aqui no blog!

  2. elisakobay 21 de Julho de 2010 às 3:58 PM #

    Que lindo, amei o post. E concordo com isso… Carol, é isso aí!!! Beijos grandes

    • Carol Naumann 24 de Julho de 2010 às 11:51 AM #

      Estamos juntas! Beijos

  3. Babs 22 de Julho de 2010 às 7:40 PM #

    Nhoooooooooooooooooooooo q casal apertável!!!

  4. Henrique 7 de Agosto de 2010 às 8:10 PM #

    Assista no Youtube a demonstração da caneta injetora de insulina que introduz a agulha e injeta a insulina, em http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s