Fenômeno do Amanhecer

30 Jun

124mg/dL antes de dormir. Perfeito! Quando é assim, vale até relembrar o cuidado que tive durante o dia, para saber que valeu a pena: acordei no horário, me exercitei, tomei meus medicamentos, cuidei da alimentação, fiz contagem de carboidratos. Resultado final: glicemia controlada, corpo animado e auto-estima na dose certa. Sendo assim, mereço uma boa noite de sono! E foi aí, no merecido descanso, que descobri o problema: o tal do Fenômeno do Amanhecer. Pois é, eu sempre ia dormir com a glicemia controlada e acordava com ela alta. Não é justo, né? Fui atrás, conversei com minha médica e tomamos as devidas providências. Eu explico: todo dia, de madrugada, o corpo libera hormônios. São eles os responsáveis pelo teu despertar e são eles que avisam o fígado para liberar glicose estocada – o que te dá energia para começar o dia. Esses hormônios impedem/atrapalham a ação da insulina. O resultado? O nível de glicose aumenta (muito para mim!) durante a madrugada – entre 4 e 8 horas da manhã. Chamamos essa reação de Fenômeno do Amanhecer. Assim, se a glicemia estiver alta todas as manhãs, conversa com teu médico! Existem diversas formas de “combater” o fenômeno: modificar a dose ou tipo de insulina antes de dormir ou ao levantar, acordar de madrugada para tomar insulina, programar para a bomba de insulina soltar mais de madrugada, … Vale tudo para acordar bem!

43 Respostas to “Fenômeno do Amanhecer”

  1. Esdras 30 de Junho de 2010 às 3:04 PM #

    Pode acontecer também quando você come refeições que demoram mais pra ser digeridas. Você mede antes de dormir, mesmo sendo 2h depois de comer, e sua glicemia está 102, até então controlada pela última injeção de Humalog. Mas a refeição ainda está sob digestão e vai subir muito mais durante a madrugada, causando a maldita hiperglicemia matinal. :(

    (eu chamo de Fenômeno Pizza Hut!)

    • Carol Naumann 30 de Junho de 2010 às 3:27 PM #

      Fenômeno Pizza Hut é sensacional! rs Isso pode acontecer também, é verdade! Alimentos com alto índice glicêmico enganam nosso controle pós refeição… Mas se conhecermos os “vilões”, fica mais fácil enfrentá-los, né?

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 10:59 AM #

      isso se dá por proteínas, ou alimentos como pipoca. mas minha esposa não tem problema com isso, na minha opinião vocês tomam muita insulina a noite…. quanto menos insulina a noite, menor a probabilidade de hipo durante a madrugada, menor será o valor pela manhã.

      minha esposa dorme com glicemia em torno de 150 a 160, as vezes levanta entre 3hs e 4hs da manhã para ir ao banheiro. e vai conferir,, geralmente fica em torno de 120 a 150… chega 8hs da manhã. está com 80 a 90. as vezes abaixo de 80…

      se ela comer alimento com alto índice glicêmico a noite, ela tem hipo durante a madrugada.

      quer viver bem? e melhor o controle da glicemia? corte o trigo, e tudo que tenha glúten. o trigo sobe a glicemia 10x mais que o açúcar e 10x mais rápido.

  2. Ronaldo César 30 de Junho de 2010 às 4:34 PM #

    Comigo acontece sempre o contrário, não posso dormir com a glicemia abaixo de 200 senão tenho hipo. Por isso preciso comer sempre frutas antes de dormir.

    • Carol Naumann 1 de Julho de 2010 às 11:44 AM #

      Bom saber que achou a solução, Ronaldo! Novo por aqui? Seja bem vindo!

  3. João Alberto 30 de Junho de 2010 às 5:19 PM #

    A mim acontecia precisamente o mesmo, mas esse fenómeno foi bem explicado pela Carol. Aqui em terras lusas também me explicaram dessa forma.
    O que faço? É simples, (no meu caso) administro 8 unidades de insulina Levemir antes de dormir e geralmente acordo com bons valores.

    • Carol Naumann 1 de Julho de 2010 às 11:46 AM #

      Pois é, dizem que acontece com bastante gente, João! Ainda bem que conseguimos entender o fenômeno e corrigir a glicemia, né? Bom saber que você também encontrou facilmente a solução! Beijos!

  4. Gabriel de la Rosa 1 de Julho de 2010 às 8:19 AM #

    Acordar bem certamente influencia o resto do dia e, principalmente, coroa o esforço diário em se manter estável!
    Parabéns pela sua dedicação e monitoramento, meu orgulho.

    • Carol Naumann 1 de Julho de 2010 às 11:48 AM #

      É como disse, faz valer a pena relembrar o esforço! Obrigada, mais uma vez!

  5. Emília Tiago 1 de Julho de 2010 às 2:54 PM #

    Sou diabética há 18 anos e nunca me apercebi deste problema. Ultimamente, tenho tido a glicosilada alta (9 ou 9,5) e comecei a ficar aflita. Nas consultas falava com o médico mas nunca nenhum me falou neste fenómeno. Frequentemente me deito com 130, pela madrugada, como hoje tinha 71 e ao levantar 223. Ando desnorteada e não sei o que fazer. Terá a ver com a idade pois também estou na menopausa. Que posso fazer? Alguém me consegue ajudar?

    • Carol Naumann 2 de Julho de 2010 às 2:47 PM #

      Emília, que bom te receber aqui no Blog! Procure perceber os horários em que tua glicemia sobre, se é constantemente ou em situações especiais. Acompanhe por alguns dias e converse com teu médico sobre tuas observações. Talvez você precise tomar insulina pela madrugada, talvez precise mudar alguns hábitos – isso depende, e a melhor forma, é discutir com um médico. Cuide-se! E depois quera saber como fez para controlar melhor! Mande notícias!

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 11:08 AM #

      minha esposa, toma insulina NPH 3x por dia, a glicosada dela chegou a 6.1, e espero chegar a 5.5… e nenhum médico modifica o que ela toma. eu fiz os cálculos para ela. fiz um gráfico do pico da insulina e da alimentação.

      as vezes dá umas altas, mas não muda o que faz… mesmo assim mantém a mesma alimentação. e em 2 ou 3 dias normaliza.

      o ácido alfa lipóico, é um suplemento que ajuda a limpar as hemáceas da glicose…. ela tomou 1 mês… eu não vi o resultado da HBA1C pós esta suplementação,

      agora também cortamos o trigo e o glúten. a glicemia dela, está muito melhor… eu creio que talvez consiga baixar o mais a glicosada….

      quanto ela toma de insulina? ela está com tipo 1 antigad.

      8hs – 7ui
      14hs – 6ui
      23hs – 1ui

      e se alimenta bem, e agora que cortamos o trigo, a glicemia dela está baixando mais, e ela comendo melhor….. logo ela deve tomar. 5/5/1

      como o glúten é um precursor da autoimunidade, acredito que se acabar os anticorpos anti-gad. talvez exista a possibilidade regenerativa do pâncreas, pois o causador da inflamação foi retirado. aos poucos vamos tirando unidades da insulina.

  6. daniel 5 de Setembro de 2011 às 12:21 AM #

    OQ VCS COMEM AO DORMIR , PQ TIPO DURANTE O DIA MINHA GLICEMIA EH TODA CONTROLADA, POREM 2 HORAS APÓS O JANTAR ANTES DE DORMIR TAH COM 200 DE GLICOSE MAS AI EH Q TAH PQ EU ACORDO COM ELA NORMAL. MAS ASSIM EU QUERIA PODER DORMIR COM ELA ABAIXO DE 150 E ACORDAR DO MESMO JEITO Q SEMPRE OU SEJA NORMAL, QUAL A INSULINA Q VCS TOMAM ANTES DE DORMIR E OQ VCS COMEM ?

    • @canaumann 16 de Fevereiro de 2012 às 6:55 AM #

      Oi Daniel! Para mim, depende muito do dia… As vezes só faço um lanche, as vezes não como nada.. Depende bastante! ;) O bom é sempre comer algumas horas antes de dormir e acompanhar a glicemia na hora de deitar. Assim fica mais fácil controlar…

  7. Marcus 9 de Dezembro de 2011 às 11:49 AM #

    Eu einda nao tomo insulina, mas tem ocorrido comigo o fenomeno, tenho ido dormir com 105 e acordo com 135. Notei que é em dia que como massa, lazanha ou pizza.

    • @canaumann 16 de Fevereiro de 2012 às 6:56 AM #

      Você foi diagnosticado quando, Marcus? Se não toma insulina, conta para gente como faz para controlar a glicemia.. =)

  8. Andrey 25 de Fevereiro de 2012 às 7:37 AM #

    Olá, não tenho diabetes, estou fazendo agora, acompanhamento com endocrinologia. Não tenho histórico de glicose alta. Entretanto, acima do peso, bebendo cerveja quase todo dia, sedentário total há uns 6 anos sem fazer nada, resolvi mudar. Já faz um mês de academia, estou me mexendo, parei com as “cervas” e estou emagracendo. Glicemia deu 111, Fiz curva e 101 e depois da carga, 105. A endocrinologista me disse que não tenho diabetes, claro, é óbvio, mas disse que sou pré-diabético. Torci o nariz, mas “números”? não mentem certo?. Minha pergunta: Tenho medido por esses dias, e para minha surpresa, no meio do dia, entre 10:40 às 20 horas, em torno de 88, 86. De manhã (jejum de 8 ou 12 horas) lá pelas 8 da manhã ou antes, dá 117, 111. Isso é normal? Chegando ao peso ideal (tenho 104 preciso e vou chegar nos 80 ou menos) isso resolve? Será que tenho a “bendita” síndrome? Claro que vou falar muuito com a mulher do sapato branco.

    • @canaumann 28 de Fevereiro de 2012 às 6:50 AM #

      Andrey, tudo bem? Bom saber que está se cuidando! ;)
      Esses números são normais sim, fique tranquilo. Teu corpo também libera hormônios pela manhã, mas, como você produz insulina, existe um equilíbrio. É, provavelmente, esse é o motivo da alteração pra ti também. Mas converse com a mulher do sapato branco e conte pra gente! =)

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 11:12 AM #

      o peso baixar vai ajudar, mas não é isso que irá resolver. corte o glúten, cerveja tem cevada, e cevada tem glúten.

  9. DAVID MENDES PEREIRA 15 de Abril de 2012 às 10:52 AM #

    Ainda não consegui dominar esse tal fenômen o da madrugada.
    Já fiz vários testes: não e/ou alimentar após 19 hs. O resultado é sempre alto às 7 hs da manhã.

    • @canaumann 18 de Abril de 2012 às 11:07 PM #

      Já experimentou tomar mais insulina antes de dormir, David? Ou acordar para medir durante a madrugada? Conversou com teu médico? Depois conta pra gente o resultado!

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 10:50 AM #

      você esta tendo hipo pela madrugada, acordar é pior, para arrumar isso, é tomar 1 ou 2UI a noite, minha esposa toma 1ui, e acorda sempre com menos de 90, as vezes até abaixo de 80. ela está com tipo 1.. parece controverso, mas quanto mais insulina você tomar, mais o corpo vai tentar bloquear.. e mais glicose vai liberar… tem que trocar.. tomar +MPH pela manhã. tomar – após o almoço e tomar 1 ou 2 a noite. tudo NPH, isso dá glicemia linda todos os dias… o único problema é que precisa alinhar sua alimentação com o que sua insulina queima.. e manter a regra por 1 mês… pois de 1 a 2 semanas notará pouca diferença. seu corpo precisa entender a rotina.

  10. JOSECARLOS 23 de Dezembro de 2012 às 6:51 PM #

    EU ESTOU PRE-DIABETICO TIPO 106, FIZ UM REGIME ALIMENTAR PAREI TOTLMENTE COM DOCE CHOCOLATE ETC MAS MESMO ASSIM SEMPRE ACORDAVA COM 102 A 106, MEU MEDICO NUNCA ME ORIENTOU EM MEDIR A NOITE FOI QUANDO TOMEI A INICIATIVA DE MEDIR AO DEITAR SE TIVER ABAIXO DE 120 OU 130 ELA DA COMO QUALQUER COISA TIPO FRUTA PAO INTREGAL PARA CHEGAR A ESSE PATAMAR AI ACORDO ATE COM 90. MAS SE VOCE DEITAR COM ELA BAIXA MENOS DE 110 AI ACORDO COM 102 A 106, PORTANTO AS VEZES MECO ATE TRES VEZES ATES DE DORMIR E AI QUE E O SEGREDO.CASO ELA ESTEJA ALTA COMA PASSA DE FIGO BAIXA IMEDIATAMENTE E INCRIVEL SOU GOIANIA E COMPRO NO MERCADO CENTRAL ABRACOS

    • Tulio 24 de Janeiro de 2013 às 11:03 AM #

      E aí Jose vc mede no aparelho né, eu também estou fazendo um controle, quando levando meço dá +-104 ou 106 no aparelho, aí espero uns 10min faço o teste de novo dá menos de 100, ou seja, existe um aumento da glicose ao levantarmos, porém quando em repouso a glicose é controlada pela insulina. Tipows o seu caso é o mesmo meu, e outra esses aparelhos sempre dão mais que o normal, no meu ponta de vista se fez o exame deu 106 no aparelho vc não
      é pré-diabetico, ou se for o de sangue, repita-o novamente, porém temos que pegar firme nos exercicios. Att Tulio tambem sou de Goiania e tenho 33 anos, 1,73 75kg peso normal.

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 10:52 AM #

      quer se livrar disso? corta o trigo…. o trigo tem uma carga glicêmica enorme… 10x mais que o açúcar… e corte tudo que tem glúten, você vai recuperar e não ficará diabético. isso serve para que tem tipo 2.

      para o tipo, existe uma probabilidade melhora da autoimunidade, e de até cessar. mesmo não sendo celíaco, corte.

  11. CLAUDIA GOMES GONZAGA DE MEDEIROS 27 de Junho de 2013 às 9:32 AM #

    sou diabética a bastante tempo e nunca mim cuidei. Sempre tomei insulina, só depois de grande susto comecei a mim cuidar, poderia ficar cega a qualquer momento foi quando recebi o milagre de Deus. Agora estou mais controlada mais mesmo assim acordo 2 vezes de madrugada para tomar insulina mais estou controlando. GRAÇAS A DEUS

  12. Marta Costa 29 de Julho de 2013 às 1:06 PM #

    Ola pessoal, sou diabética ha 3 anos, tomo insulina 2x ao dia, ainda nao percebi o fenômeno, mas estou sempre atenta a qualquer tipo de informação!
    Mesmo tomando insulina, as vezes minha glicemia altera instantaneamente quando eu me estresso ou passo por alguma situação de risco(sou tec. em segurança do trabalho…rsrs), nao faço uso de nenhum calmante ou algo do tipo para controlar a ansiedade, porem acho q vou ter que começar a penar nisso!
    Alguem aqui passa por essa alteração por motivos emocionais???

    • Esdras Beleza (@esdrasbeleza) 29 de Julho de 2013 às 2:48 PM #

      Oi, Marta! Sim, existem mudanças glicêmicas por motivos emocionais. Em dias mais estressantes não é raro eu ter que tomar umas injeções a mais. Recomendo que converse com seu médico sobre isso, mas acho que atividade física ajuda nesse ponto também.

  13. HERMAN R SCHUNIG 31 de Março de 2014 às 1:16 AM #

    desde que o endocrino me diagnosticou como diabetico sempre a minha glicemia jejum foi muito acima da pós prandial. Inicialmente me receitaram Galvus 50 que tomei por vários meses e em nada modificou meus resultados, depois me receitaram Januvia 50 que também nada resolveu. Poderia me sugerir o que devo fazer? Todos exames possiveis já fiz. Me falaram que se eulevantasse a noite e comesse algo esta glicemia em jejum poderia baixar, é possivel?

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 10:54 AM #

      você é tipo 2? corta o trigo e o glúten, pode ficar curado.

      os remédios hipoglicemiantes não prestam, e acabam com os rins. a insulina é menos pior.

  14. Célia Arvelos 13 de Dezembro de 2014 às 3:01 PM #

    A minha glicemia aumenta muito de madrugada.Fico ate um pouco frustrada porque procuro fazer tudo direitinho durante o dia todo e quando vou medir pela manha ela esta alta da uma decpcao l

  15. Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 10:46 AM #

    glicemia do diabético tipo 1 não é difícil controlar, é preciso apenas persistência, o único problema é quando se altera o humor, também se altera, porém quando já está 1 mês controlada, não dá problema nenhum.

    minha esposa dorme com 150 a 160 de glicemia, toma 1ui d NPH e acorda com glicemia entre 80 e 90. antes do almoço. 90, as vezes ela come meia banana 10hs pois começa a baixar… 3hs no lanche… em torno de 120 a 140 no máximo, 18hs perto dos 90… café da tarde. e pipoca ou vitamina a noite…

    quando você dorme com 120 de glicemia. e agora com 150… não é o fenômeno do amanhecer que desregulou, é porque a noite, você tomou 5 a 8 UI de insulina, as 11hs.. ou 10hs, antes de dormir, e teve um queda brusca de glicemia pela madrugada, lá pelas 2hs, você teve uma hipo de 40 a 50 nem notou, pois estava dormindo. (quanto mais lento o corpo, menos se nota as hipos) então o corpo para compensar trava a insulina e sobe a glicemia….

    como resolver? aumentar a insulina durante o dia, reduzindo a noturna e comendo proteínas antes de dormir…

    NPH?? minha esposa toma 3x por dia.

    só outra coisa, acordar durante a madrugada, você vai acender a luz ou abajur, ou o celular, vai clarear seu olho, seu corpo entenderá que está amanhecendo, bloqueará a melatonina, liberará serotonina e endorfina, e aí vai aumentar mais ainda a insulina pela manhã.

    se alguém quiser alguns toques. estou a disposição.

  16. Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 11:37 AM #

    vou tentar explicar uma coisa.

    o corpo normal regula a insulina quando se sobe a glicose, o diabético também, porém a quantidade de insulina não, pois não a fabrica.

    não importa se é pela manhã ou durante o dia, faça o teste. se você tem média de 150 de glicemia….se der um pico de hiper ou uma hipo, nada acontecerá se você já sabe lidar, e mantém o seu padrão.

    o que acontece no início, são os picos de alta de baixa,,,, hora vai 70 e hora vai a 250, muitos sabem disso, até durante o dia. ou as vezes pela manhã…

    toda vez que você tem uma hipoglicemia de 70, ou 60, dependo do hba1c o corpo pode considerar hipo com 80. de 6hs a 12hs. como teve a hipo, ele criará certa resistência insulínica, com base no glucagon. pode liberar glicose no sangue ou apenas bloquear.. então é certo que poderá ter uma glicemia acima de 230 12hs depois da hipo. o mesmo acontece ao contrário. se você tem uma uma hiper. terá um hipo 12hs depois pois o corpo irá liberar a insulina, e aí despenca gerando uma hipo. e o vai vem não concerta.

    geralmente no almoço, é quando mais comemos… o que? carne, arroz branco, feijão. macarrão… isso subirá demais a glicemia…. se passar dos 250 de glicemia… e estiver acima de 150 2hs depois…. pode ter certeza que é muito provável que tenha uma uma hipoglicemia cevera durante a madrugada, lá pelas 2hs da manhã…. que são 14hs depois… ou seja, com passando as 6hs ou 12hs…. o corpo libera a insulina.

    você acorda com 150. toma seu café, vai a 250,. pode contar, que as 16hs… aproximadamente 8hs depois terá uma hipo, ou seja, durante a tarde terá uma hipo.. e assim vai.. de hipos e hipers…o que fazer então?

    o que não deve fazer é aumentar a insulina durante a noite para baixar pela manhã….

    deve-se aumentar a da manhã…. para quebrar o café. ou o almoço,,, se for de manhã que sobe muito, tome 1hs antes do café, se for no amoço, tome no horário normal. geralmente 4hs antes do almoço é o ideal tomar a NPH. lembre-se, estou falando apenas de NPH.

    e reduza a insulina que terá pico de hipo…. por ex.. tá tendo hipo durante a madrugada, reduza a da noite.

    outro ponto, é que com a NPH, você nunca irá conseguir um bom controle tomando 2x por dia. mesmo tomando humalog ou outra rápida. o corpo precisa de insulina circulante no corpo, mesmo que em dose mínima. ele se ajustara mais facilmente.

    lembre, quanto mais hiper, mais hipos… quanto menos a insulina baixar. menos ela vai subir, quanto menos ela subir, menos ela vai baixar.

    a glicemia de jejum é muito importante para o corpo saber qual a média que ele deve buscar durante o dia….

    se estiver perto dos 80. quando ela chegar a 150 ele já vai sozinho criar sensibilidade a insulina e vai derrubar a glicemia, e quando ela vai baixando, chegando a 100 ele vai criando resistência sozinho, quando ela abaixa dos 70, ele vai criando mais resistência… então um dia ou outro baixar muito ou subir muito, não é a média que o corpo usa, ele vai concertar sozinho… quanto menor a média de insulina diária, menor será o hba1c menos vai subir, menos sentirá os picos de hipo. e você verá que quase nunca sua glicemia passará de 180….

    mas precisa saber o que você come, e dosar as ui com os picos das alimentações… NPH 3x ao dia… você terá glicemia normal e HBA1C de pessoa normal. não precisa de lispros, ou rápidas, que são muito agressivas.

    estou a disposição de quem quiser ajuda….. se a dona do blog permitir liberar meu e-mail ou publicar, eu ajudo quem quiser…

    não sou médico, mas quero ajudar quem puder…

    ps.. nenhum médico modificou o processo que minha esposa está fazendo de insulina…. já viram, e mesmo se mudarem, nós não queremos isso.

    • Wagner 8 de Janeiro de 2015 às 1:30 PM #

      só completando, eu fiquei cansado de ouvir os médicos dizerem, é assim mesmo, e uma doença crônica, tem que aprender a viver com os sintomas…. isso é inadmissível… ninguém precisa ter uma vida de escravidão porque tem uma doença… e Deus tem me ajudado muito em minhas pesquisas, e a aplicação disso na minha esposa tem dado resultados fantásticos…

      tem que procurar um médico? sim…. o que saiba tratar a causa, e não os sintomas. não a doença em si…
      médico especializado, um nutrólogo ou nitriendocrinologista… alguém que pense fora dos remédios, e que siga por alimentação saudável e complementação.

      já que tem que tomar insulina, o que pode ser feito para não ter sintomas ou consequência de diabetes? para ter uma vida completamente normal. ou o mais próximo disso?

      como tenho visto, não só os diabéticos mas o hipotireoidicos tem sofrido muito na mão dos médicos, e minha esposa está com hipotireoidismo e diabetes tipo 1, ambos precisam de hormônios. e agora graças a Deus, depois de muita luta e pesquisa, ela está a cada dia melhor. foram 2 anos e meio de luta e pesquisa. um dia pior que o outro. e fomos aos poucos eliminando sintomas, eliminando causas, repondo vitaminas e minerais, e retirando alimentos que não prestam.

      posso dizer, graças ao Deus todo poderoso… minha esposa é outra pessoa, cheia de vida, animada, sorridente, coisa que a muito tempo eu não via… e no que estiver diante de mim, puder ajudar, ajudarei.

    • Elisangela Dotoli 19 de Janeiro de 2016 às 10:17 AM #

      Wagner gostaria muito de trocar algumas experiencias com vc, tenho meu filho com tipo 1, gostei das suas explicações.

    • Vanessa 19 de Março de 2016 às 1:06 AM #

      Olá Wagner
      Achei ótimo suas explicações.
      Tenho diabetes á 20 anos e só agora estou cuidando.
      Mudei toda minha alimentação, uso lantus (20ui) e humalog (café- 5ui / almoço-10ui/ lanche-15ui e jantar 20ui), ainda estou tentando ajustar essas doses. Em um mês diminui 15 ui da lantus.
      Minha maior dificuldade está sendo de madrugada e no amanhecer. Tenho ido dormir com a glicose boa, de madrugada está 250 e quando acordo estou com hipo. Sem falar que durante o dia tem oscilado bastante e não estou conseguindo entender. Tem alguma luz pra mim? rsrsrs

  17. josafa 14 de Maio de 2015 às 10:14 AM #

    Gostaria de saber porque eu acordou, com a txa de 145, sendo que ao tormi ela esta em torno de 82 e 90 gostaria desaber o porque obs anida não tomo medicamentos(MEDICAMENTOSOS) somente naturais

  18. Herman R Schunig 20 de Julho de 2015 às 6:48 PM #

    sou diabético, 70 anos, tendo passado aqui em Curitiba por vários especialistas e só tenho visto meus índices de diabetes só aumentarem. Estava tomando GALVUS 50 e o ultimo especialista me passou para DIAMICRON 50 (gliclazida). Exames tenho feito de todos que se possa imaginar e meus índices glicêmicos continuam elevados pela manhã (as vezes 280) e após almoço tem dias que baixam para 90. Nos últimos meses começou amortecimento na sola do meu pé esquerdo e agora começando no direito. Também tenho notado que com controle alimentar ou não os indices praticamente não variam ou quando variam é pouco. Por favor gostaria de uma orientação.

  19. Elenir 22 de Abril de 2016 às 11:25 PM #

    Olá, sou diabética e gostaria de compartilhar minha experiência com atividade física, se prático meia hora de caminhada minha diabetes sobe, quando prático uma hora ela abaixa. A caminhada não precisa ser intensa, basta ser contínua. Como tenho problemas no joelho caminho devagar, esse fenômeno do amanhecer Tb tenho, e atividade física pela manhã pra mim é um veneno, sempre faço caminhada de uma hora ou bike a tarde aí no dia seguinte Minha diabetes não fica tão alta. Essa é apenas minhas experiências

  20. Daiwison 24 de Abril de 2016 às 12:57 AM #

    Muito cuidado com hipoglicemia na noite, esses dias tive uma horrível depois da janta fiz contagem de carboidratos e tomei 20 da Lantus (basal) por volta das 02:00 acordo atordoado fui medir a glicemia 33!!! Peguei açúcar uma colher e uma laranja ok, volto a dormi 04:00 outra hipoglicemia mais açúcar por volta da 09:00 estava altíssima ‘ hoje não durmo mas com ela abaixo de 150

  21. Roberto Menezes 5 de Janeiro de 2017 às 9:15 AM #

    Como manter a glicemia baixa ao acordar ? Faço alimentação Lowcarb e não consigo segurar. Grato.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ninguém merece… « Simples Assim - 14 de Julho de 2011

    […] e não poder pular a refeição. Ninguém merece acordar de madrugada para fazer xixi, sofrer com o fenômeno do amanhecer. Hipoglicemia, hiperglicemia e resistência a insulina, ninguém […]

  2. Ninguém merece… | Ao Trabalho - 7 de Fevereiro de 2013

    […] não poder pular a refeição. Ninguém merece acordar de madrugada para fazer xixi, sofrer com o fenômeno do amanhecer. Hipoglicemia, hiperglicemia e resistência a insulina. Contar carboidratos. Ninguém […]

Deixe uma Resposta

