Leitura Dinâmica

18 Jun

Leitura dinâmica: constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações. Ler rapidamente, com retenção total. Para que gastar um mês lendo um livro, se com leitura dinâmica você pode terminas em 2 horas? Bom, então proponho que esta filosofia seja aplicada também a outras áreas: Almoço dinâmico – para que gastar horas comendo se você pode devorar tudo em 10 minutos? Sexo dinâmico – por que perder tempo fazendo amor? Música dinâmica – não precisa gastar horas ouvindo o mesmo cd, né? Que tal dormir dinamicamente também? Assim sobre muito mais tempo! Programas de várias horas reduzidos a alguns minutos… Fala sério, por favor! Ler rapidamente aquilo que levei certo tempo para pensar e escrever é um desrespeito. Existem frases que resumem uma vida, por isso, é preciso ler vagarosamente, prestando atenção nas ideias que escondi no silêncio das palavras. Sim… eu gostaria que me lessem assim!

O pequeno príncipe encontrou-se com um vendedor de pílulas para matar a sede. “Para que servem essas pílulas?”, perguntou o principezinho. Respondeu o vendedor: “Para economizar tempo. Já se fizeram pesquisas que mostram que, por semana, gastamos duas horas indo até o filtro para beber água. Se você tomar as pílulas contra a sede você não gastará esse tempo”, explicou o vendedor. “ E o que é que faço com esse tempo?” “Com esse tempo você faz o que quiser…” O pequeno príncipe parou, pensou e concluiu: “Que bom! Se eu tiver duas horas livres eu quero ir vagarosamente, mãos no bolso, até a fonte para beber água…

Anúncios

6 Respostas to “Leitura Dinâmica”

  1. Junião 18 de Junho de 2010 às 6:15 PM #

    A “dinamização” (ñ sei se isso está certo) é uma coisa louca, a cada inovação tecnológica podemos ser mais “dinâmicos” ou “otimizados”. Mas por que? Para no fim, apenas acumular mais tarefas e surtarmos no meio de tantas coisas… Talvez nossos avós “não dinâmicos” foram de fato felizes e não sabiam…

    • Carol Naumann 18 de Junho de 2010 às 6:19 PM #

      Pois é: certas coisas merecem o tempo que nos tomam, né?!

  2. Rudolf 20 de Junho de 2010 às 4:40 PM #

    Pois é,
    do alto dos meus 47 anos eu diria que a leitura dinâmica é a avó das ferramentas hoje usadas para a comunicação de idéias – quando começou a ficar claro que não era mais possível ler tudo que foi sendo impresso, criou-se a leitura dinâmica. Depois vieram, por exemplo, o blog e mais recentemente o twitter.
    Cada vez mais estamos sujeitos a uma avalanche de informações – assim como canais de TV ou estações de rádio. Mas o dia continua tendo somente 24 horas e queremos, baseado na avalanche de informações, absorver mais e realizar mais em um espaço de tempo mais curto. Acredito que isto é um dos maiores dilemas atuais – controlar o nossos tempo ou agenda, se assim o expressarmos, para não somente absorvermos mas principalmente criarmos ou desenvolvermos a nós mesmos ou idéias para outros aproveitarem.

    • Carol Naumann 24 de Junho de 2010 às 4:10 PM #

      Assino embaixo. E que bom saber que tens tido um tempo para passar por aqui também! =)

  3. Gabriel de la Rosa 23 de Junho de 2010 às 9:49 AM #

    Acho que devemos nos preocupar mais em dar sentido ao tempo que temos do que querer aumentar o dia e esticar as horas. Definir prioridades e entender o que nos faz bem e sentido nos fazem pessoas mais realizadas.

    Continue escrevendo esses textos deliciosos, pois leio cada pedacinho dele com a maior atenção!

    • Carol Naumann 24 de Junho de 2010 às 4:12 PM #

      Se não podemos / nem devemos absorver tudo, vamos “gastar” tempo no que interessa, né?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s