Hemoglobina glicada…

2 Jun

Alguma vez você já acreditou que tinha ido muito bem na prova e quando o professor devolve as notas é aquele desastre? É aquela sua campanha que viraria case de sucesso que nem a sua mãe aderiu? Tem vezes que é assim mesmo: a gente acha que fez tudo certo, e no final, não é nada daquilo que acreditávamos que seria.

Não, você não está enxergado errado porque os números são pequenos. Para ter certeza, eu repito: HEMOGLOBINA GLICADA 10,5. Susto para você, porque eu, infelizmente, estou acostumada. Meu sentimento se assemelha ao de surpresa e derrota – Não posso dizer que fiz de tudo, que dei o melhor de mim, mas sim, eu me esforcei.  E claro, esperava uma hemoglobina glicada bem menor… Agora já foi, acontece. Bola para frente! Nos próximos post comento o que pode estar acontecendo: ansiedade, novidade, mudança, adaptação, falta de exercício, fenômeno do amanhecer, entre outros…

Para quem ainda não sabe: Hemoglobina glicada é a média das glicemias nos últimos 90 dias. Deve permanecer, segundo os novos critérios, abaixo de 7%. É o exame que aponta se o controle glicêmico foi ou não eficaz nesse período.

Não, meu controle não foi eficaz, mas não adianta ficar me lamentando nem pensando nas possíveis conseqüências. Alias, conheço as conseqüências, sei e leio sobre elas, mas se tem um assunto que prefiro evitar, é esse. Gosto de saber e acreditar que posso sim, ter uma vida normal mesmo com diabetes, se eu me cuidar, claro. Então, como não posso voltar atrás, agora é foco no equilíbrio! Prometo (para mim e pra você) que no meu próximo exame o resultado será melhor!

13 Respostas to “Hemoglobina glicada…”

  1. elisakobay 2 de Junho de 2010 às 2:32 PM #

    Menina, acontece! As vezes a gente se perde, não consegue controlar(pq não é fácil mesmo, o diabetes parece brincar conosco as vezes neh?!) e aí o resultado não é tão bom quanto o esperado. Força para você e vamos “juntas” tentar melhorar estes resultados… :) beijo grande

    • Carol Naumann 2 de Junho de 2010 às 8:40 PM #

      Pois é, mas é tão ruim quando acontece, né? Esta brincadeira cansa… Ainda bem que sei que não estou sozinha na batalha! Obrigada pela “companhia”, Elisa! Certeza que o próxima resultado vou postar com orgulho! Beijos!

  2. roberta 2 de Junho de 2010 às 6:25 PM #

    ihhh carol faco todo mes ( sao as regras daqui ,ultimamente a cada mes uma frustracao ,mais ja tratei de mudar isso ) minha ultima foi semana passada ,9.4 % a do mes quatro fo1 9.3 a do mes tres foi 8.9% a do mes dois 9.3 % a do mes um 8.4 % se nao me engano ,tenho que fazer um grafico pro meu blog !!!
    bjim
    boa sorte da proxima vez !!!!

    • Carol Naumann 2 de Junho de 2010 às 8:41 PM #

      Todo mês? Nossa! Estamos juntas então, Roberta! Vamos melhorar esses resultados! Se cuida! Beijos!

    • roberta 3 de Junho de 2010 às 7:01 AM #

      se imagina minha vida e uma eterna busca tenho apenas trinta dias pra melhorar e ja pisei na bola algumas vezes aiaiaiai ,vamos ver o que da ne o meu e sempre na ultima sexta do mes !!!!!

  3. gabi 7 de Junho de 2010 às 1:59 PM #

    cá!!!!!

    esses números vão melhorar sim!!!! tente manter o equilibrio como voce falou…

    se cuidaaaaa

    beijos

    • Carol Naumann 15 de Junho de 2010 às 10:40 AM #

      Vão sim Gabi! Saudades de ti!

  4. NedQuope-online 3 de Outubro de 2010 às 6:09 PM #

    Aprendi muito

    • eutenhodiabetes 8 de Outubro de 2010 às 11:50 AM #

      Bom saber! Não quer fazer um depoimento para que eu publique aqui no blog? Beijos

  5. Tiago Franz 2 de Dezembro de 2010 às 11:39 PM #

    Poo peto de mim ta otimo
    a minha nao estao baixando de 11,5 =/
    nao uso bombinha, so da old school ainda =D
    mas quem sabe um dia mude.
    te intendo quant a essa decepçao da hemoglobina sofro com isso sempre Oo uaeuaehuaeh
    Melhores Bjs

    • @canaumann 23 de Dezembro de 2010 às 12:57 AM #

      Melhoras para nós, né, Tiago? Acho que estamos precisando nos esforçar um pouco mais… Passa aqui para contar as novidades! Quero ter notícias tuas!

  6. Virginia Barros 6 de Abril de 2015 às 5:45 PM #

    Também dei por ela hoje. Uma surpresa…11,5. Vou ter de ir a um endocrinologista e ver o que ele diz….Tomar qq medicamento, não?? Vc toma? Estou desolada…. buinhos

  7. claudia ribeiro 27 de Novembro de 2016 às 9:29 AM #

    estou inconformada e procurando respostas… o resultado da minha glicada deu 4,7 mais a glicose em jejum deu 103 e 106 e a médica já me passou remédio pra diabetes, faço uma dieta muito restrita de carbs, devo mesmo tomar remédio já? tive diabetes gestacional(que controlei sem medicação) por isso já me cuido bastante, pq sei que sou candidata forte.

Deixe uma Resposta

