Eu uso bomba de insulina…

16 Abr

Faz um tempo que estou tentando um novo tratamento para o diabetes: uma bomba de insulina. A decisão não foi fácil – até já comentei em post anteriores – mas os resultados tem sidos satisfatórios: a bomba não só melhora o controle como também proporciona mais flexibilidade e espontaneidade ao meu estilo de vida e ao planejamento da minha família. Além disso, permite uma liberdade significativamente maior na escolha de alimentos (e nas quantidades). Vale lembrar que a bomba não funciona sozinha (diferentemente do pâncreas artificial), ela precisa ser avisada. Como assim? Fácil: ela trabalha com um único tipo de insulina – a ultra rápida – de duas maneiras diferentes: basal (quantidade pequena de insulina que é programada para infusão 24h) e bolus (insulina enviada para refeições e correções de hiperglicemias). Esse esquema é parecido com o tratamento com seringas e canetas, mas sem necessidade de aplicação: eu aviso para a bomba o que vou comer e a minha glicemia, e ela calcula e solta a quantidade de insulina necessária (de acordo com a programação) – Quem quiser saber melhor como ela funciona, tenho material explicativo da Medtronic (existem outras marcas no mercado, mas eu só conheço realmente essa), só pedir. Mas nem tudo é perfeito e a bomba de insulina não significa a cura do diabetes. Tem muitas vantagens, sem dúvida, mas também apresenta desvantagens. Assim, pretendo, aos poucos, responder as perguntas mais freqüentes, baseada na minha experiência. Cabe a você, diabético, calcular o trade-off e perceber se a bomba é, ou não, o melhor tratamento para seu caso/momento…

# Como é estar ligado a alguma coisa o tempo todo?

Estranho e difícil, pelo menos no começo. Carregar uma bomba também significa “assumir” o diabetes: muitas pessoas vêem e perguntam o que é. Por um lado é bom, você aprende a falar sobre isso, por outro, é uma “exposição” a mais, que muitos diabéticos preferem evitar. É com o tempo e prática que você acostuma e aprende: aprende a colocar a bomba embaixo do travesseiro para dormir, aprende a fazer malabarismo para se vestir com a bomba conectada, aprende a tornar o aparelinho invisível. A bomba vai estar lá, e você precisa aprender. Além do mais, ainda é possível desconectar a bomba por curtos períodos, uma vez que ela não é a prova d´àgua.

Anúncios

66 Respostas to “Eu uso bomba de insulina…”

  1. roberta 16 de Abril de 2010 às 9:45 PM #

    irman gemea da minha ate a cor ,”transparente2 ,estamos juntas a um ano e meio rsrsrs,muito bom,parabens .
    bjim
    Viva a Liberdade! Porque isso vc vai ter agora .

    • Carol Naumann 17 de Abril de 2010 às 1:43 PM #

      Pois é Roberta, esse é minha bomba de teste ainda, mas em breve a minha estará aqui. Realmente, na maioria das vezes, a liberdade é muito maior. Parabéns para nós! =)

  2. Rafael Pomar 16 de Abril de 2010 às 10:24 PM #

    nossa, to com muuuita vontade de trocar as agulhadas pela bomba. parece ser perfeita! com certeza vou testar!

    • Carol Naumann 17 de Abril de 2010 às 1:44 PM #

      Experimenta sim, Rafael. Vale a pena, ainda mais se o problema for ficar se injetando o dia todo… Se cuida!

  3. Simone 17 de Abril de 2010 às 2:48 AM #

    Novas bombas estão para ser lançadas! Ainda em teste esperando aprovação do FDA…. Serão wriless( sem fios)!!!!!!!!!

    • Carol Naumann 17 de Abril de 2010 às 1:46 PM #

      Tem algum material sobre isso, Simone? Mostra para gente! Fiquei intrigada agora.. Como uma bomba Wireless vai fazer a infusão de insulina? Eu já vi os medidores contínuos assim, mas bomba não. Quero me informar! Obrigada.

  4. elisakobay 26 de Abril de 2010 às 12:22 AM #

    Penso em colocar a bomba de insulina quando engravidar, mas não sei ainda, a princípo não sabia como era. Gostei do post , bem esclarecedor… obrigada por partilhar sua experiência!

    • Carol Naumann 26 de Abril de 2010 às 12:57 PM #

      Acho que é boa ideia, Elisa! Ainda estou no começo da terapia com a bomba, mas esou me adaptando bem e gostando bastante. É mais fácil para eu controlar assim. Planos para engravidar? Que delícia!!!

  5. Teresa 11 de Maio de 2010 às 2:40 AM #

    Olá Carol,
    Tudo bem?
    Eu também sou usuária e fã da bomba! Como você, eu fiz 1 mês de teste e comprei a bomba depois disso (eu não consegui ganhar em primeira instância do governo de São Paulo e não quis esperar o resultado da continuação do processo).
    Agora estou grávida e a bomba tem sido uma verdadeira “mão na roda”.
    Como tem sido a sua adaptação?
    Ah!! Um bom jeito de esconder a bomba é colocando-a no soutien. Eu sempre faço isso. O difícil é usar a bomba com um vestido, especialmente de festa, mas a gente dá um jeito…rsrsrs…
    Até mais!

    • Carol Naumann 11 de Maio de 2010 às 1:01 PM #

      Que legal ler isso, Teresa! Minha adaptação está boa também… É mto mais fácil controlar e manter os níveis perto do normal, mesmo “esquecendo” de avisar a bomba de vez em quando… Também coloco no top, no bolso ou as vezes – quando uso vestido – num elástico na perna. A gente aprende a torná-la invisível, né?
      Quero saber tudo da sua gravidez! Mande notícias!
      Saúde! Te cuida!
      Carol

  6. Andreza 12 de Julho de 2010 às 3:12 PM #

    Oi Carol… Daqui alguns dias vou colocar a bomba de insulina pra teste, mas com certeza, já sabendo dos incômodos, creio que será a melhor opção para melhor controle da glicemia.
    Mas gostaria que você tirasse uma dúvida… vc comprou a bomba ou entrou com processo judicial para consegui-la? E se for processo, como está o andamento? Será que demora muito?
    Obrigado!!!

    • Carol Naumann 13 de Julho de 2010 às 11:24 AM #

      Andreza, eu ainda não entrei com o processo, então não sei te dizer se demora! Eu quero entrar com o processo para ver se consigo os insumos.. Vamos nos falando! Me avise se conseguir algo!

  7. Camila 20 de Julho de 2010 às 2:50 PM #

    Olá
    Vou colocar minha bomba (teste por 30 dias) amanhã!!!
    Vc pode me responder umas perguntinhas? Isso está me tirando o sono!!
    Como vc faz para dormir? Tem como dormir de bruços? E para tomar banho? Qto tempo vc pode ficar sem ela?
    Obrigada!!!

  8. Carol Naumann 20 de Julho de 2010 às 3:09 PM #

    Oi Camila! Que bom ter você aqui! Então, para dormir é simples: dá para colocar a bomda debaixo do travesseiro, dão para deixar ela do ladinho, no bolso do pijama, … Fica tranquila, na segunda ou terceira noite você vai esquecer que está com ela e vai dormir tranquila! Para tomar banho, ela tem uma função “suspender” (ela não é a prova d´àgua!) e você coloca a tampinha… Depois do banho, só encaixar novamente! O tempo para ficar sem ela.. Acho que não tem limite, mas vale lembrar que ficar muito tempo sem dificulta o controle, né? .. Não esquece de me contar como foi depois!

    • Camila 20 de Agosto de 2010 às 11:17 PM #

      Oiii… então, coloquei a bomba já vai fazer quase um mês. Me acostumei com ela, parece até q estou sem, mas acho que meu controle não está sendo bom. Acho q com a Lantus eu controlava melhor. Agora acho q está ficando muito alta a glicemia. O que gostei é que qdo sai de casa é mais facil tomar, não precisa ir no banheiro, se esconder pra se picar rss. Agora acho q essa semana q vem eu ja tiro ela, pois completa um mês, e sinceramente não sei se quero não.
      Bju

  9. Camila 20 de Julho de 2010 às 3:19 PM #

    Valeu Carol!!!
    Depois eu conto como foi!
    Bjão!

  10. leoneis 21 de Julho de 2010 às 11:48 AM #

    Oi Carol
    Tudo bem?
    Meu filho tem 6 anos e desde 1ano e 6 m. tem diabetes e acabou de ganhar a bomba vai começar o tratamento.
    Eu lí o seu depoimento achei muito legal e gostaria de saber de vc quais são as desvantagens q vc cita. Um abraço foi um prazer visitar seu blog.ameeei!

    • Carol Naumann 24 de Julho de 2010 às 11:58 AM #

      Farei um post com as desvantagens que encontrei, então, Leoneis! Deixa comigo! Acompanhe!

  11. Flavianne de Jesus Fidelis 10 de Agosto de 2010 às 1:26 PM #

    Olá, eu fiz o teste com a bomba, mas optei por não colocar, senti muita dificuldade e incomodo na hora de usar com vestido e saias tbm….mas realmente tive um controle bem melhor, talvez se tivesse insistido mais um pouco, teria aprendido a viver com ela…tenho conseguido um bom controle com o uso da caneta de insulina, quem sabe mais pra frente uso a bomba…rsrrs, como fazem quando tem quer usar um vestido, ou uma saia???bks

    • Carol Naumann 18 de Agosto de 2010 às 5:41 PM #

      Flavianne, vou fazer um post com isso sim! Mas me preocupa saber que teu controle foi melhor e você desistiu de usar a bomba.. Como anda a tua glicemia?

  12. Bárbara 20 de Agosto de 2010 às 9:16 PM #

    Ooi meu medico quer que eu faça um teste com a bomba…

    mais eu tenho meus medos, minha familia fica me precionando. mais eu tenho certos medos eu tenho 14 anos tenho diabetes desde os sete anos…

    minha historia com a diabetes não é uma das melhores!!!

    eu gostaria de saber s a bomba encomoda em alguma coisa?
    tipo sei láh: pra dormi, pra comer?

    como as pessoas na rua te olham essas coisas!!

    por favor me responda eu precizo dessas respostas pra tomar minha decizão

    • Carol Naumann 26 de Agosto de 2010 às 9:44 PM #

      Oi Bárbara! Medo do desconhecido todos nós temos, né? mas não se preocupe! Tente, experimente! Depois decida se quer ou não..
      Eu coloquei porque meu controle também não era bom! Hoje, me sinto bem melhor! Com o tempo você aprende e se acostuma a carregar a bomba de insulina.. Aposto de depois de 10 dias, você nem vai lembrar que tem! =)

      Não tenha medo do que os outros vão pensar! Pense na sua saúde! Seus amigos vão gostar de você como você é, né?

  13. cibelle 20 de Agosto de 2010 às 11:28 PM #

    Oi, meu filho tem 3 anos e descobri que ele tem diabete tipo 1 faz 6 meses, gostaria de saber o valor dessa bomba de insulina e como faço pra adquiri-la pois a nutricionista dele disse que aqui no brasil ela não foi aceita devido ser muito cara. Por favor me responda estou desisperada com essa situação, a diabete dele não está controlada. Aguardo retorno.

    • Carol Naumann 26 de Agosto de 2010 às 9:48 PM #

      Cibelle, você pode encontrar informações sobre valores entrando em contato com a Medtronic (marca da bomba que eu uso). Os modelos são diferentes e os preços também…

      No mais, a bomba precisa de alguém que a controle, assim, não sei se é a melhor solução para uma criança de 3 anos.. Converse com um médico sobre a melhor forma de tratamento!
      E mande notícias!

  14. maria cristina moura 25 de Setembro de 2010 às 9:25 PM #

    Ols
    Tenho uma filha de 11 anos que foi diagnosticada com diabetes tipo 1 há um ano. Nesse ano nao conseguimos controlar sua glicemia. Ela teve varias vezes hipo (30) e de repende tinha hiper chegando a quase 600. Foi um ano de terror em nossas vidas. Nessa quarta feira passada ela começou a testar a bomba de insulina da Medtronic. Estamos felizes, ela ja aparenta uma grande melhora. Esta tudo ficando controlado e ja nao sente dor de cabeça e o humor dela melhorou muito. Acho que todos deveriam fazer o teste de 30 dias para uma avaliação.
    Se tiver controle do que ingere e monitorar a glicemia para informar a bomba os valores reais, o tratamento vai ter sucesso.No primeiro dia é assustador, a gente acha que nao vai conseguir , mas no segundo dia tudo clareia e vemos que nao é tao dificil. Ja estamos entrando com a papelada para pedir na justiça a bomba e os insumos.
    Estou ao dispor para qualquer esclarecimento.nAO É FACIL MAS NAO PODEMOS DESANIMAR NUNCA.

    • eutenhodiabetes 28 de Setembro de 2010 às 10:20 PM #

      Que bom saber da melhora da tua filha, Maria Cristina! Manda sempre notícias!

    • anderson 6 de Junho de 2011 às 6:13 PM #

      Tens orientações sobre como conseguir via justiça a bomba e ou tratamento para diabetes tipo 1???

      Gracias

    • @canaumann 8 de Junho de 2011 às 11:16 PM #

      Pela justiça eu não sei, Anderson,mas vale procurar orientação com um advogado!

    • edward Naves 8 de Abril de 2013 às 7:33 PM #

      Nossa a esperança é mesmo a ultima que morre, gente meu afilhado tem 4anos, possui diabetes tipo 1, é totalmente descontrolada, como sofremos com isto, ajudo a olhar porq o pai é dependente quimico, mas a mãe e presente mesmo, quando ela trabalha a noite eu fico com o afilhado. Então queria informação do valor da bomba de insulina e Maria Cristina se tem como voce passar orientações das papeladas para entrar na justiça para conseguir uma para esta criança. veja alguns videos dele no meu face, ele é muito alegre queria esta ajuda de quem tiver acesso a estas informações.. meu face é Edward Naves Naves…, abraço

  15. Cesar Dourado 8 de Outubro de 2010 às 3:58 AM #

    em relaçao a piscina como fazer com a bomba?

    • CRISTINA MOURA 8 de Outubro de 2010 às 8:19 AM #

      Para voce entrar na piscina é so medir a sua glicemia, informar o valor para a bomba para ver se precisa fazer alguma correção,desconectar a bomba e tomar seu banho de piscina. A bomba pode ficar desconestada até 2 horas. Quando voce tirar, tomar o seu banho de piscina e recolocar a bomba, é so medir a glicemia e informar o valor para a bomba que ela vai mandar a quantidade de insulina que voce vai precisar para corrigir o tempo que voce ficou sem a bomba.
      A empresa da sua bomba pode lhe fornecer mais detalhes.
      Só nao pode molhar a bomba.

      Boa sorte

      Cristina

    • @canaumann 8 de Outubro de 2010 às 11:54 AM #

      Cesar, acho que a Cristina respondeu, né? É isso aí, basta desconectar a bomba do corpo! =) Abraços!

    • Carol Naumann 2 de Outubro de 2012 às 3:37 PM #

      No meu caso, para entrar na piscina, a melhor coisa é suspender a bomba, Cesar! E, dependendo do tempo, fazer a correção com uma caneta.

  16. Gabriela Souto 20 de Outubro de 2010 às 11:39 PM #

    Olá Carol, vi o seu blog e fiquei mto interessada, pois sou diabetica a 5 anos tipo 1 tbm…Não faço o uso da Bomba, mas gostaria de conhecer um pouco melhor. Vc posui algum material que possa me enviar?Gostaria de saber tbm sobre preço !

    Grata
    Gabriela Souto.

    • @canaumann 28 de Outubro de 2010 às 9:11 PM #

      Claro, vou te mandar o material Gabriela! Se cuida!

  17. Roberval Torino 12 de Novembro de 2010 às 12:59 PM #

    Boa tarde!!!
    Sou diabético desde os 11 anos,hj tenho 26,e como já disseram,é chato ficar se aplicando insulina pelos cantos,embora não tenho “vergonha”,meus amigos me entendem,sou Policial militar no Paraná,e estou muito interessado em adquirir esse aparelho.Minha duvida é quanto ao controle da glicemia,se eu preciso daquelas tirinhas(refil) do medidor?
    Informações sobre o preço,e detalhes de como adqurir,serão bem vindas e muito agradecidas.

    Abraço.

    • @canaumann 16 de Novembro de 2010 às 1:21 PM #

      Roberval, que bom te ter por aqui! =)
      Primeiro, o uso da bomba de insulina não elimina o controle da glicemia, então, sim, você ainda precisa das tirinhas do medidor. No mais, informações sobre a bomba podem ser encontradas no site da http://www.medtronicbrasil.com.br

      Espero ter ajudado!

  18. Thiago 12 de Janeiro de 2011 às 9:32 AM #

    Ola, gostaria de saber se alguem aqui esta usando a Bomba da Medtronic que vem com medidor de glicemia contínuo 24 hrs? Preço da bomba e seu gasto mensal? Grato abraço a todos.

    • @canaumann 12 de Janeiro de 2011 às 11:20 AM #

      Thiago, é essa a que eu uso! =) O medidor contínuo é opcional, e o custo varia bastante em função do uso ou não do medidos, da troca de insumos, quantidade de insulina, …

  19. MARCIANA 16 de Janeiro de 2011 às 12:09 AM #

    Olá,

    eu, também, sou diabética tipo1. Faço insulino terapia intensiva com a Lantus e a Humalog usando canetas. O meu diabetes é muito controlado porque faço em média 18 medições da glicemia/dia. Então, imagine como fica os meus dedos. Minha dosagem de insulina reduziu em mais de 50%. Isso é necessário porque este tipo de tratamento é baseado na contagem de carboidratos e no valor da glicemia. Toda vez que vou comer algo (de 2 em 2hs), eu preciso medir a glicemia e de acordo com o valor eu aplico a qtdade recomendada de insulina. O que é mais legal é que eu posso até comer alimentos que têm açúcar (respeitando as recomendações da nutricionista). Uma desvantagem deste tipo de tratamento, e que de acordo com literatura científica também é do tratamento com bomba de insulina, é o aumento de hipoglicemias. Estou pensando em usar a bomba de insulina que vai depender da liberação pela justiça, uma vez que o meu tratamento está controlado. Eu quero mudar porque aplicar insulina toda vez que come é complicado dependendo do local que está e também porque quero conseguir a monitorização 24hs.
    Gostaria que você me enviasse se puder o material referente a bomba de insulina porque se informar mais nuca é demais!
    Também, gostei muito das suas informações e dos participantes. É importante o diabético compartilhar suas experiências para aprender com o erro do outro ou uma situação boa que aconteceu. Abraços.

    • @canaumann 24 de Março de 2011 às 7:26 PM #

      Mande notícias, Marciana! Essa troca é muito importante para nós!

  20. Vânia 9 de Novembro de 2011 às 3:49 PM #

    Carol, meu nome e vania e tenho uma filha d 11 anos, a Giovana, que tem diabetes. Comprei uma bomba usada e o manual e em ingles. Por favor, me envie manual por e-mail: genivania@hotmail.com. Desde ja, obrigada.

    • MARIA CRISTINA DE O MOURA 9 de Novembro de 2011 às 4:41 PM #

      oLA vANIA

      Tambem tenho uma filha de 12 anos com diabetes que usa bomba de insulina da Medtronic. Foi a medica da sua filha quem indicou o uso da bomba de insulina? Porque ela é que tem que explicar o uso, a quantidade de insulina, os horarios para inserir na bomba. Quanto ao manual vc pode puxar pela internet. Eu nao sei se a Carol tem o manual. Se vc precisar de alguma informação eu terei todo o prazer em ajuda-la.

      Att

      Cristina

  21. Majory Dayane 4 de Janeiro de 2012 às 9:27 PM #

    Oi Carol .Faz 8 anos que sou diabética tipo 1 e gostaria muito de saber mais sobre a bomba, vou entrar com o processo ainda esse mês. Minha mãe está pensando em comprar o aparelho e entrar só com o processo para receber os insumos. Gostaria de saber se você comprou a bomba ou entrou na justiça. Gostaria também de saber como é a vida com a bomba, estou ansiosa para fazer o test drive. Se puder me mandar algum material sobre a bomba o meu e-mail é : majory_fofa2008@hotmail.com. Muito obrigada!

    • MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA MOURA 6 de Janeiro de 2012 às 1:31 PM #

      Ola Majory

      Tenho uma filha chamada Gabriela com 12 anos que faz um ano e meio que foi diagnosticada com diabetes tipo 1. Foi um susto total… Ja tem uns 8 meses que ela esta usando a bomba de insulina da Medtronic. Entramos na Justiça e em um mes obtivemos atraves de liminar a bomba e os insumos que retiramos mensalmente no INSS. A Bomba aliviou bastante a situação, ja que diminui o numero de agulhadas (insulina lenta e a rapida). Agora so fura o dedo para monitorar a Glicemia e de tres em tres dias para trocar o cateter da bomba de insulina. Voce pode entrar no site da Medtronic que la explica tudo. Voce vai se sentir mais segura com o uso da bomba. Indico para todos. Qualquer informação que vc queira pode de escrever.Felicidades e saude para voce.
      Cristina

    • @canaumann 16 de Fevereiro de 2012 às 6:48 AM #

      Majory, acabei de te mandar um e-mail! ;)
      Volta para contar as novidades!

    • @canaumann 16 de Fevereiro de 2012 às 6:49 AM #

      Maria Cristina, que bom saber que conseguiram o processo. É vida nova, né?!

  22. Joseane 8 de Abril de 2012 às 10:55 PM #

    Ola sou diabetica e faço uso de bomba de insulina, consegui via justica demorou um pouco mas consegui, coloquei ela a menos de um mes, mas estou tao feliz com isso tudo que parece que estou sonhando.

    • @canaumann 18 de Abril de 2012 às 11:04 PM #

      Que ótima notícia, Joseane! Compartilha conosco tua experiência!
      Beijos!

    • cristina 26 de Setembro de 2012 às 2:05 PM #

      Joseane me chamou muito a atenção ter conseguido via processo, moro em são paulo, e governo nega todos os pedidos, podemos falar mais sobre isso? pode me direcionar como faço tbem, muito agradecida,bj.

  23. Dirceu Semighini Filho 21 de Junho de 2012 às 11:17 AM #

    Olá, muito legal o seu depoimento. Logo logo vou fazer o teste, só estou na dúvida quanto a dormir, pois me viro bastante e não sei se seria legal deixar embaixo do travesseiro, no teste eu conto como foi.
    Alguém ai conseguiu a da medtronic via judicial?

    Abs

    • Carol Naumann 11 de Agosto de 2012 às 1:43 PM #

      Faz o teste sim, e conta para gente! ;)

  24. ANA MERY PINHAL 13 de Setembro de 2012 às 11:55 AM #

    OLÁ CAROL, MINHA FILHA DE 11 ANOS ESTA FAZENDO O TESTE, MAS`A ADAPTAÇÃO A PRESENÇA DA BOMBA JUNTO AO CORPO O TEMPO TODO É MUITO DIFICIL NESTA IDADE, SE FOR POSSÍVEL ME PASSE MANEIRAS DE ESCONDER A BOMBA, NOS DIVERSOS TIPOS DE ROUPAS.
    UM BEIJO,

    • Carol Naumann 2 de Outubro de 2012 às 3:38 PM #

      Vou fazer um post sobre isso! Aguarde! ;)

  25. cristina 26 de Setembro de 2012 às 2:03 PM #

    Oii Carol, adorei te conhecer, sua pagina é otima bem exclarecedora, precisamos de mais ferramentas neste nível, bom tenho uma filha de 17 anos com diabetes a 2 anos, ela ainda se recusa muito ao tratamento, adolescente acho mais dificil, ela que muito tentar, não consegue mais se aplicar, mas tenho informação que o custo pra adquirir e manter é muito alto, pode me informar se sabe o procedimento via processo??? bjs gde!

    • Carol Naumann 2 de Outubro de 2012 às 3:40 PM #

      Eu não sei, mas vou dar uma pesquisada, Cristina! Aos 17 eu também era bastante rebelde com o tratamento, mas fique tranquila que essa fase passa! Boa sorte para vocês! Cuidem-se! =)

  26. Camila Lagoeiro 4 de Outubro de 2012 às 10:48 PM #

    Olá, Carol, parabéns pelo blog! Tenho diabetes tipo 1 há 13 anos, e uso a bomba há 5 anos. Foi ótimo quando consegui adquirí-la (chegou em 3 meses), o controle melhora bastante, há muito mais liberdade, e não precisa ficar se escondendo pra fazer as aplicações. Porém, eu já me sinto cansada de ficar carregando-a comigo; incomoda bastante. Sempre tenho que ficar ‘escondendo’ o aparelho, pra não chamar a atenção, e, dependendo da roupa, às vezes fica difícil escondê-la. Minha pele, nos locais em que faço as aplicações, está com marcas em alto relevo que não saem por nada. Eu não sei quais os riscos em manter a pele ‘gasta’ desse jeito, e tbm não sei o que acarreta ao organismo a constante exposição a um aparelho eletrônico. Às vezes eu tenho vontade de voltar ao tratamento antigo, com canetas, mas tenho medo de ficar receosa em utilizar a caneta na frente das outras pessoas. bjs

    • Liliane Mizutani 12 de Dezembro de 2012 às 4:34 PM #

      Olá Carol!!! Adorei a sua iniciativa!! Só fiquei meio triste porque eu vi hj pela primeira vez o seu blog e percebi que ele não está mto ativo..
      Por favor! Volte a nos envolver com sua experiência!!!

      Agora vou responder à Camila:

      Olá Camila!
      Acabei de ver seu post e mandei uma msg no seu face, mas acho que seria bom reescreve-lo aqui para se alguém tbém tiver a mesma dúvida que vc.
      Vc disse que está com a bomba ha 5 anos e que pensa em parar o tratamento, certo?
      Vou dizer o que estou passando hj, ok? Exatamente HOJE!

      Sou diabética desde os 14 anos e sempre tive um controle difícil mesmo fazendo tudo certinho nas terapias tradicionais. Até que depois de anos tentando a bomba na justiça e após confirmação de retinopatia inicial, é que consegui causa ganha.
      Faz aproximadamente dois anos e 3 meses que passei a usar a bomba. Meu controle glicêmico melhorou muito, no entanto engordei muito tbém. No meu ver essa foi a maior desvantagem. Sei que isso ocorreu por um descuido meu, mas já vi várias pessoas engordarem depois da bomba.
      Além disso, tenho alergia aos cateteres/cânulas, o que me obriga a troca-los a cada dois dias ao invés de 3. E mesmo assim, fico com os locais bem inflamados, com marcas escuras que não saem em pelo menos 2-3 meses. Isso qdo não forma queloide (cicatriz).
      No entanto, hj, justamente hj minha bomba parou de funcionar. Já liguei para a Medtronic e descobri que a bomba que recebi já não está mais na garantia. E terei que entrar na justiça novamente para conseguir uma nova bomba.
      Enqto isso, o representante da Medtronic está tentando conseguir uma bomba emprestada para mim.
      Está sendo um dos piores dias de minha vida! Voltei para a caneta utilizando insulina ultra-rápida e ultra-lenta e simplesmente minha glicemia não abaixa de 300 mg/dL.
      Então, pensa com carinho sobre desistir da bomba.
      Sei que ela incomoda, é indiscreta, mas é mto boa no que diz respeito a nossa saúde. E saúde sempre em primeiro lugar, certo?

      Beijos

  27. Camila Lagoeiro 16 de Dezembro de 2012 às 9:00 PM #

    Oi Liliane!! Gostei muito de saber sua opinião – mas não recebia mensagem no face :(. Tem hora que é complicado mesmo. Eu ainda não recuperei meu contentamento com a bomba, mas é o tratamento que tenho de mais seguro, e não posso tomar decisões precipitadas. Talvez minhas glicemias não seriam as mesmas se eu voltasse com as canetas.
    Pode parecer até rebeldia da minha parte, mas, eu ainda penso que a medicina esconde algumas coisas em relação à curas e tratamentos; afinal, trata-se de uma indústria. Se a cura da diabetes surgisse, muitas empresas iriam à falência. Eu acho que existem sim caminhos muito menos dolorosos que as agulhadas, e penso que os diabéticos deveriam ir mais atrás disso, ao invés de apenas aceitar as constatações médicas. Eu tenho um livro chamado ‘A Cura da Diabetes pela Alimentação Viva’, do Dr. gabriel Cousens, e recomendo. Ensina a tratar a doença apenas com alimentos naturais crus e de poder hipoglicemiante (alimentos que abrem a passagem da insulina), além de chás. É muito interessante. Eu ainda estou no processo de encontrar certos alimentos, mas o que eu consigo seguir, está dando muito certo!! Bjs :)

  28. Miguel Alves 7 de Abril de 2013 às 5:10 PM #

    Ainda estou com muitas duvidas sobre colocar a bomba ou não, ja sou diabético a 5 anos e estou cansado de tantas agulhadas.

    Vi seu depoimento e acho que me deu uma motivação extra pra usar a bomba.

    Espero que eu me acostume a isso.

  29. Rose 27 de Agosto de 2013 às 5:12 PM #

    Olá, poderia me enviar o material para me informar um pouco mais…Sou diabética há 26 anos e meus níveis glicêmicos não estão muito bons…perdi até um bebe por causa disso.

  30. Lucinda 30 de Setembro de 2013 às 11:01 PM #

    Vendo bomba de insulina ml.eulalio@uol.com.br

  31. janaina 29 de Abril de 2014 às 9:30 PM #

    Olá Carol adorei teu blog tua força, eu tenho uma filha de 8 anos DM 1, seu nome é Carolina, gostaria de saber se vc coseguiu a bomba pelo Estado e quais foram os requisitos, a minha filha esta louca pr essa bomba,,, um abraço tudo de bom pra vc!!!!

  32. Pryscilla Silva 27 de Julho de 2015 às 9:23 AM #

    Olá! também sou diabética e compreendo o relato de todos com relação as agulhadas.. O controle é realmente muito difícil as vezes dá vontade de desistir, minha endocrinologista me recomendou o uso da bomba pois sofro quase todas as madrugadas com crises de hipoglicemias que na minha opinião são bem piores que as hiper, uma delas já chegou a 13.. Ela solicitou que eu fizesse um teste que é disponibilizado gratuitamente pela Medtronic, quem quiser se informar melhor o telefone é este 0800 773 9200, vou entrar com um processo judicial agora para conseguir a bomba e o custeamento pelo governo, porém estou desanimada pois já fui informada que o processo sempre vem negado e temos que recorrer a uma liminar.. Estou ansiosa e ao mesmo tempo com muito medo.. À medida que o meu processo for sendo avaliado vou enviando noticias pra vcs, sobre como conseguir se der certo comigo. Me desejem boa sorte, grande beijos a todos!!! =)

  33. rafaella evangelista 2 de Setembro de 2015 às 11:49 AM #

    Olá gostaria de saber se você acha se realmente te ajuda , quais os benéficos e ous contras também, e gostaria de saber o valor também.
    Desde já obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s